terça-feira, 20 de março de 2012

Impressões

Primeiras impressões
 


Confesso que me surpreendi
com as crianças. Neste primeiro
encontro com as turmas,os alunos
participaram falando de temas variados,
fazendo colocações super interessantes.
Na hora de dizer qual era a maior curiosidade,
houve aluno tímido, aluno intelectualizado, aluno
que "colou ideia do colega". De qualquer forma todos
se mostraram bastante interessados.
Pra falar a verdade, não imaginei que eles fossem falar
com tamanha desenvoltura sobre tecnologias e pesquisa.
O que mais me sensibilizou foi o relato de um aluno do 
2ºano que sentiu a necessidade de se apresentar antes 
que eu me apresentasse. Ele disse que havia chegado em 
São Paulo este ano com seu pai e sua irmã, estavam 
morando com a tia paterna,sua mãe havia falecido no
início do ano em decorrência de um câncer. Disse que
está gostando muito de São Paulo, aqui tem shopping
e na pequena cidade do interior da Paraíba não tem, 
sua diversão era a locadora do pai onde ele podia 
ver todos os filmes sem pagar.
O ponto mais alto deste diálogo foi quando ele disse 
que sua maior curiosidade era saber por que a gente
morre?
Pelo relato dá pra imaginar como a semana foi de fortes
emoções não é mesmo?...
 Paty


Segunda semana 
A proposta desta semana foi de retomar o primeiro encontro e em seguida falar um pouco mais sobre o que é pesquisa a partir do vídeo Sid o cientista.
Não preciso citar que as crianças já o conheciam né?
Todos parecem ter gostado muito, até falamos um pouco sobre alimentação saudável pois o Sid falava sobre este tema.
Os alunos trouxeram novas curiosidades de pesquisa.



Terceira semana
Mudança de planos!
As crianças foram mais rápidas do que eu imaginei, tive que mudar um pouco a proposta para esta semana. Ao invés de oferecer mais um vídeo - (desta vez seria o da Kika de onde vem?) - resolvi apresentar a sala de informática, escrever junto com elas as regras de como utilizaremos este espaço, agrupar as curiosidades em temas e dentre estes realizar votação do tema que será pesquisado primeiramente.
Para isso, confeccionei placas com títulos dos temas citados nas perguntas, utilizei palavras e figuras para que todos os alunos possam realizar a leitura das mesmas. As placas serão espalhadas no chão, os alunos sentados em círculo poderão retomar sua curiosidade e classificá-la conforme os temas expostos nas placas, ou seja, apresentam sua pergunta ou curiosidade e pegam uma placa para identifica-la. Quando todos fizerem suas perguntas,veremos qual tema recebeu mais votos. Juntamente com a turma farei a contagem dos votos, o levantamento dos temas mais votados e a eleição do primeiro tema a ser pesquisado.














RESULTADOS
A estratégia deu certo, todos os alunos participaram, todos conseguiram identificar a placa que correspondia a sua pergunta. A professora  de um  3ºano pediu para realizarmos a aula na lousa digital. Adaptei a estratégia e os alunos puderam realizar a dinâmica direto da lousa.E antes qu eu me esqueça, com alguns grupos sobrou um tempinho e eles puderam iniciar a apreciação de materiais de pesquisa (livros e revistas) que disponibilizei na sala de informática, alguns até encontraram artigos sobre o tema que escolheram. Segue o material fotografado, não reparem nos desenhos da lousa...rsrsrsrsr 




2 comentários:

  1. Paty,
    mais uma vez, parabéns pelo trabalho!
    Fico super feliz todas as vezes que visito seu blog!Vejo que os alunos estão envolvidos, que os professores também estão acreditando no projeto.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela força,devo isto ao envolvimento dos alunos e de muitos colegas de trabalho...

    ResponderExcluir