Primeiros encontros
Para os quatros primeiros encontros pensamos em usar a criatividade para tornar a aprensentação do projeto algo interessante, atraente e que proporcione um gostinho de "quero mais". Vimos que desde o primeiro encontro será possível exercer a curiosidade e a pesquisa propriamente dita. Segue abaixo o roteiro com a metodologia e com os materiais que serão utilizados.
Mãos a obra, quer dizer a pesquisa!!!!!
Mãos a obra, quer dizer a pesquisa!!!!!
MÊS DE MARÇO 2012
1º Encontro:
- Apresentação pessoal, do grupo e do projeto
- Leitura do livro Marcelo, marmelo, martelo - Ruth Rocha
- Discussão da leitura e levantamento de ideias
2º Encontro
- Retomada do primeiro encontro
- Vídeo Kika de onde vem?
- Discussão do vídeo e levantamentos de ideias
- Fechamento com a dinâmica do bastão
3º Encontro
- Retomada do encontro anterior
-Vídeo Cid, o cientista
- Discussão do vídeo e levantamento de ideias
- Fechamento com a dinâmica da batata quente
4º Encontro
- Retomada de todos os encontros
- Dinâmica para agrupamento das ideias em temas
Houve mudança na programação das semanas. Para o 2º encontro utilizei as estratégias do 3º. No terceiro encontro fizemos a escolha dos temas. Já para o 4º encontro, farei o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do tema escolhido, farei anotações (como escriba do grupo) e juntos faremos um registro final que o próprio grupo dirá como vai ser. Passaremos este registro para o computador utilizando os recursos do Paint. Com os alunos do jardim e maternal, utilizarei a lousa digital de maneira que todos expressem sua marquinha no registro. Este será o registro inicial das descobertas de cada turma.
MÊS DE ABRIL
5º e 6º Encontro
As turmas já fizeram o levantamento prévio a respeito do tema escolhido. Também contribuiram com materiais que trouxeram de casa, com considerações que achavam importante durante as rodas de discussão nas aulas de tecnologia. Com isso os alunos acabaram indicando a sequência dos trabalhos.
Para esta semana vou sugerir uma fonte de pesquisa para confirmar ou não as hipóteses levantadas e ainda ampliá-las. Separei links na internet que tratam dos temas abordados pelas turmas, vamos acessá-los na lousa digital e realizar uma discussão sobre os assusntos. Em sala de aula o professor poderá sistematizar, registrar e dar sequência ao trabalho. Para o 6º encontro pretendo selecionar juntamente com os professores, livros e revistas que trazem os temas para que possamos utilizar outra fonte de pesquisa, comparar as fontes já utilizadas, os dados já obtidos, as descobertas que fizeram. Nestes dois encontros também serão preparados os mapas conceituais de cada turma.Os mapas já estão prontos e podem ser visualizados na página de cada ano.
7º e 8º Encontro
Mudei a proposta do 6º encontro, já que tivemos um feriado acabei estendendo a atividade do 5º encontro por mais uma semana. Os alunos do 3º ano registraram as descobertas que já fizeram sobre os temas escolhidos. Para o 7º encontro vou propor atividades interativas (jogos relacionados aos temas) que contribuam com as pesquisas e para a próxima semana vamos nos organizar para a confecção de algum "produto" acerca dos temas para fechar o bimestre.
9º Encontro
Como foi citado acima, na semana do 9º encontro, professores e alunos trabalharão na construção de um "produto" que represente a pesquisa que fizeram até aqui. Algumas professoras se anteciparam e já haviam comunicado o que gostariam de fazer para marcar o bimestre antes mesmo da proposta, eita turmas boas!!!!
Cada turma recebeu algumas sugestões de jogos para que possam escolher e/ou optarem por outra produção. Os professores que precisarem de figuras para a confecção de jogos poderá me solicitar que prepararei o material para que em sala o grupo possa usar na confecção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário