2A
A turma deu continuidade ao tema para isto fizemos um novo mapa conceitual:
MAPA CONCEITUAL 1
Este tema teve sequência com discussão sobre a preservação da natureza, os tipos de poluição, as causas e consequências.
Em vídeo foi possível ver como era o rio Tietê antes e como ele está agora, deu até para conhecer imagens de sua nascente.
Em sala a professora sugeriu um registro sobre o que tinham visto e olha que legal!:
Com o retorno da professora titular da sala houve nova mudança o que não abalou o ritmo da pesquisa pois os alunos já estavam bem seguros.
A professora Maria Luiza deu continuidade aos registros, desta vez os alunos relataram as consequências da falta de cuidado com o planeta.
Ana Letícia e Matheus
Arthur e Letícia
Claudia e Rayane
Cristian e Giovana
Luis e Gabriel
Maria Laura e Nicolas
Maria Laura e Nicolas
Richard e Rayane
Sibelle e Karleandro
E o mapa final desta pesquisa ficou assim:
MAPA CONCEITUAL 2
2B
Como segundo tema, o professor propôs trazer para as aulas de Educação e Tecnologia o tema MOSAICO com o qual está trabalhando em sala, em especial nas aulas de artes. Além de mosaico a ideia é também de conhecer um pouco mais sobre o artista Gustavo Rosa.
O mapa é este:
MAPA CONCEITUAL 1
A turma iniciou os trabalhos com discussões mapeando os conhecimentos prévios sobre o assunto. Utilizamos vídeos para explorar imagens e diversos trabalhos feitos com a técnica. Paralelo ao estudo da técnica, em sala o professor pesquisava com os alunos um pouco sobre o autor Gustavo Rosa. Confeccinaram releituras que ficaram ótimas:
E quem achava impossível realizar este trabalho também no computador
esta enganado...todos os alunos puderam experimentar o que fazer uma
releitura no computador:
Felipe e João
Henrique
Jean e Amanda
Rafael e Kaique
Rafael e Kaique
Rafael e Kaique
Luana e Paulo
Michael
Victor e Willian
Kauan e Leonardo
Marcelo e Higor
A pesquisa continua...
2C
Esta turma escolheu como tema ALIMENTAÇÃO para a pesquisa do bimestre. Os alunos contribuiram com diversas perguntas interessantes e com alguns conhecimentos prévios sobre o assunto. O mapa inicial ficou assim:
MAPA CONCEITUAL 1
Durante a pesquisa, os alunos trouxeram experiências de como ocorre a alimentação em família, observaram a qualidade do lanche oferecido na escola e da falta de qualidade nutricional que ingerem em lanches industrializados que costumam trazer para a escola. Utilizamos vídeos sobre o valor nutricional dos principais grupos de alimentos, apresentamos de forma interativa a pirâmide alimentar. Os alunos ainda puderam entrar em contato com jogos educativos que ensinavam a organizar e conservar melhor os alimentos na geladeira de casa.
Para marcar o trabalho, os alunos produziram cartazes com dicas para melhorar a alimentação:
Henrique e Felipe
Kevin
Letícia e Tifany
Mauro
Maria Eduarda
Geovana e Giovana
Gabriel e Maike
Ao final da pesquisa o mapa ficou assim:
MAPA CONCEITUAL 2
2D
A escolha desta turma foi ANIMAIS a turma toda contribui com perguntas e experiência com os bichinhos. Este foi o mapa inicial:
MAPA CONCEITUAL 1
Ao longo do trabalho os alunos mostraram curiosidade sobre os dinossauros por se tratar de seres em extinção e por suas características assim sendo a pesquisa tomou este rumo. Ilustramos as aulas com vídeos educativos sobre o tema, discussões e registros sobre as espécies de dinossauros. Com uma boa bagagem de informações foi possível fazer um passeio virtual ao Museu dos Dinossauros e checar o que já havíamos aprendido, cada aluno pode até ser paleontólogo por um dia ao montar um fóssil de dinossauro.
É claro que não poderia faltar um registro oficial para o blog, eis aqui:
Abner
Claudio
Kaique
Laís
Larissa e Emilly
A pesquisa e os registros continuam em breve postaremos novas imagens...
2E
Como foi citado no marcador de julho, esta turma escolheu o tema ANIMAIS que por si só é bem amplo e atrai a curiosidade de todos os alunos. Muitas foram as contribuições, relatos experiências dos alunos que encaminharam a pesquisa para animais domésticos e assim construimos o mapa inicial:
MAPA CONCEITUAL 1
Para começar pesquisamos sobre a classificação dos animais, em seguida utilizamos vídeos, sites educativos que traziam informações interessantes sobre o assunto.
Os alunos puderam aprender sobre os cuidados que devemos ter com os animais domésticos, a quais doenças estão expostos e quais podem ser transmitidas ao ser humano. Utilizamos sites que simulam exemplos destes cuidados e os alunos gostaram.
Abaixo seguem cartazes com dicas sobre o que esta turma aprendeu:
Cauãm e Ellen
Giovanna e Cinthia
Gustavo e Rubem
João e Higor
Julia e Thifany
Kauan Pierre
Matheus Dias
Nicoly e Caroline
Thaynara
William e Vinicius
O mapa final ficou assim:
2F
Os alunos do segundo ano F escolheram MEIOS DE TRANSPORTE como tema da pesquisa. Com base nos conhecimentos prévios, nas certezas provisórias e dúvidas temporárias construimos o mapa inicial:
MAPA CONCEITUAL 1
Os alunos pesquisaram em sites sobre a evolução dos meios de transportes desde a antiguidade, puderam relacionar com o que já temos hoje, conheceram modelos antigos de transportes, conheceram o museu do transporte e a história da bicicleta. Outras fontes também foram usadas para a pesquisa: livros e vídeos.
A professora Beatriz marcou a pesquisa com a confecção de um trem que contou com a ajuda da professora Ione durante as aulas de artes:
A elaboração do trem foi realizada em grupo, todos os alunos puderam participar. Outra atividade interessante foi o registro sobre a história da bicicleta:
Ao final da pesquisa o mapa foi este:
MAPA CONCEITUAL 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário